quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Curiosidades

A luta pela terra é um fato histórico que remonta às primeiras civilizações, desde a antiguidade clássica: romanos, gregos, macedônios tiveram que reestruturar sua estrutura fundiária para que as populações rurais tivessem acesso a terra, ampliassem a produção de alimentos e melhorassem a qualidade de vida da sua população

No Brasil, a Constituição de 1988 garante a desapropriação do latifúndio improdutivo para finalidade pública e interesse social, como por exemplo, a desapropriação da terra com finalidade de reforma agrária ou para a criação de reservas ecológicas. Nesses casos os ex-proprietários são indenizados. Contudo há falta de ajuda financeira para aos camponeses assentados, acaba por criar um novo êxodo rural.

Em dois momentos históricos do século 20 os movimentos campesinos defenderam a tese da revolução agrária. O primeiro se deu entre os anos de 1920 e 1930 com a Coluna Prestes e a criação do PCB. Outro momento se deu na década de 60 com a criação da Ligas Camponesas (como lema "Reforma Agrária na lei ou na marra") e no episódio da Guerrilha do Araguaia.

2 comentários:

A concentração fundiária na América Latina disse...

Parabens pelo blog..mt criativo, bem elaborado,foto mt fofa..adoramos
xD

Bia e Paula
:]

Isabella Resende e Vívian Lemes disse...

quem é você ? oO